top of page

A síndrome de Bardet- Biedl, caracteriza-se pela associação de défice visual progressivo, obesidade, polidactilia, problemas renais, hipogenitalismo nos homens e anomalias genito-urinárias na mulher e dificuldades de aprendizagem. Transmite-se de forma autossómica recessiva e foram identificados 24 genes associados a BBS, mas em cerca de 20% a causa ainda é desconhecida. Estima-se uma prevalência de 1/150.000.

 

As manifestações mais frequentes são:

  • Retinite pigmentar de tipo cone e bastonete (>90%). Esta alteração pode não ser identificável até por volta dos 8 anos, quando se inicia diminuição da visão nocturna; aos 20 anos 75% dos doentes perderam completamente a visão.

  • Polidactilia postaxial (dedo supranumerário na metade externa das mãos e /ou pés) ocorre em cerca de 80%.

  • Obesidade (90%) inicia-se na infância e é essencialmente do tronco. Ao nascer o peso é habitualmente normal. Não controlada, podem surgir outros problemas associados: diabetes, hipertensão, hiperlipidemia.

  • Dificuldades de aprendizagem são frequentes (60%), embora na maioria não exista um défice cognitivo significativo. Défice de atenção, processamento lento e traços obsessivos, compulsivos são comuns.

  • Anomalias genitais (60-90%). No sexo masculino manifesta-se por hipogonadismo com pénis e testículos pequenos, criptorquidia, ausência de caracteres sexuais secundários, atraso pubertário, infertilidade. No sexo feminino podem existir malformações genito-urinárias como ausência ou hipoplasia da vagina, útero, trompas, ovários, imperfuração vaginal, fistulas….e também atraso pubertário, amenorreia, diminuição da fertilidade, mas há casos de gravidez

  • Alterações renais (displasia, doença quística…) ocorrem em 50 a 70% dos casos e podem conduzir a falência renal.

 

Foi sugerido como critério de diagnóstico clínico de BBS a presença de 4 das manifestações acima referidas ou 3 delas e mais duas das seguintes: cardiopatia, diabetes, alterações dentárias, hepáticas, intestinais (hirshprung), anosmia (ausência de cheiro),braquidactilia/sindactilia (dedos curtos/unidos), descoordenação motora/ ataxia, atraso global de desenvolvimento, atraso da linguagem

bottom of page